$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Estado concentra 25% das queimadas na região Nordeste em 2021

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo o Inema, cidades no oeste baiano apresentam estado mais crítico de incêndio e aridez

O estado da Bahia concentra 25% dos casos de incêndio em vegetação, ocorridos em 2021, em toda a região Nordeste do Brasil. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que monitora as queimadas no território baiano, o mês de fevereiro foi o único em que o estado registrou um número considerado baixo de queimadas. Já neste mês de agosto, foi contabilizado mais que o dobro do que o registrado no mesmo período de 2020.


O diretor de Água e Monitoramento do órgão, Eduardo Topázio, atribuiu a ocorrência de queimadas no estado ao período mais seco. E disse também que as situações mais críticas ocorrem no interior da Bahia, onde predominantemente há mais aridez que na região litorânea.


“Tem um período muito mais seco esse ano. Infelizmente, a gente está vendo o contrário do que está ocorrendo aqui no litoral. O interior tem sido permanentemente mais seco. Temos algumas imagens com áreas de muito risco. Saiu do litoral da Bahia e entrou no interior, é toda área de risco de incêndio”, disse.

Topázio acrescentou que as cidades que apresentam piores ocorrências de incêndio ficam na região oeste do estado, onde existe menos nuvens e ambientes mais secos, o que possibilita a incidência de focos de incêndio e propicia que o fogo se alastre com mais facilidade.

“No momento, é onde há mais aridez. Menos nuvens, menos umidade relativa do ar. Daí o risco é muito maior. São as áreas mais críticas do estado neste exato momento”, explicou. Segundo o Inema, a previsão é que a situação comece a melhorar a partir de outubro, quando começa o período mais chuvoso. No entanto, a curto prazo, não há previsão de melhoria.

Incêndios no norte da Bahia

Desde o dia 9 de agosto, bombeiros e brigadistas voluntários trabalham para controlar incêndios em uma área de vegetação entre as cidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, na região norte da Bahia. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos dois mil hectares já foram destruídos. Além da vegetação queimada, muitos animais acabaram mortos.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/3sMFIgo


COMMENTS

Nome

Abril,15,ALBA,4,ar,1,Assembleia de Carinho,4,Bahia,181,Brasil,216,Brasilia,2,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,404,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mar Grande,1,marisqueiras,1,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,pescadores,1,Politica,220,Política,19,Porto Seguro,11,Salinas,1,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: Estado concentra 25% das queimadas na região Nordeste em 2021
Estado concentra 25% das queimadas na região Nordeste em 2021
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/08/25105045/fogo-1.jpg
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/08/estado-concentra-25-das-queimadas-na.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/08/estado-concentra-25-das-queimadas-na.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy