$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

A história das mulheres que contribuíram com a Independência da Bahia

Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria viraram símbolo da resistência que resultou no 2 de julho
Foto: Arte G1

Hoje até o sol é brasileiro! Nesta sexta-feira, 2 de julho, é celebrada a Independência da Bahia. Em 1823, chegou ao fim o movimento iniciado no ano anterior contra o governo português selando a independência da Bahia. Nesta data foram expulsos da província o almirante português Madeira de Melo e seus homens.

Mas você conhece a história de três mulheres que se destacaram nestas batalhas pela independência? Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa se tornaram ícones importantes e viraram símbolo da resistência que resultou no 2 de julho.

Joana Angélica
Nos primeiros dias de insegurança e medo que tomaram conta da cidade da Bahia, em fevereiro de 1822, a abadessa Joana Angélica se tornou a primeira heroína e mártir da independência.

Durante o ataque ao quartel da Mouraria, os soldados portugueses tentavam invadir o Convento da Lapa em busca de armas e inimigos supostamente escondidos. Já com 60 anos e pela segunda vez na direção do Convento, a religiosa tentou impedir a entrada de soldados no ambiente feminino. Recebeu golpes de baioneta como resposta e faleceu no dia seguinte, em 20 de fevereiro de 1822.

Na época, seu assassinato serviu como um dos estopins para o início da revolta dos brasileiros. Atualmente, Joana Angélica dá nome à avenida principal do bairro de Nazaré, onde fica o Convento da Lapa.Ilustração: Wikimedia Commons

Maria Felipa
Trabalhadora braçal, pescadora e marisqueira, ela liderou outras mulheres negras, índios tupinambás e tapuias em batalhas contra os portugueses que atacavam a Ilha de Itaparica, a partir de 1822. Um dos feitos do grupo de 200 pessoas de Maria Felipa foram as mulheres que seduziam os portugueses, levavam para uma praia, faziam com que eles bebessem, os despiam e davam uma surra de cansanção. O grupo também teria queimado 40 embarcações portuguesas que estavam próximas à Ilha.Foto: Filomena Modesto Orge/Arquivo Público do Estado da Bahia

Maria Quitéria
Com grande habilidade no manejo de armas e parente de militares, ela não se contentou em assumir o papel normalmente reservado às mulheres no século 19. Após fugir de casa, usando o uniforme de seu cunhado, Maria Quitéria entra para o Batalhão dos Periquitos e passa a se chamar soldado Medeiros.

Combate na Bahia de Todos os Santos, em Ilha de Maré, Barra do Paraguaçu e na cidade de Salvador, na estrada da Pituba, Itapuã e Conceição. Por causa da sua coragem em fingir ser um homem para combater, o general Labatut lhe deu honras de Primeiro Cadete e um decreto imperial lhe conferiu as honras de Alferes de Linha.

Em 28 de julho de 1996, foi reconhecida como Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Atualmente, por determinação ministerial, sua imagem deve estar em todos os quartéis do país. Em Salvador, uma estátua foi erguida em 1953, ano do centenário de sua morte, no Bairro da Liberdade.

Foto: Reprodução/TV Bahia

Fonte: Portal Geledés, Ensinar História


from Ebahia News https://ift.tt/369CkSg


COMMENTS

Nome

Abril,15,ALBA,4,ar,1,Assembleia de Carinho,4,Bahia,181,Brasil,216,Brasilia,2,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,404,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mar Grande,1,marisqueiras,1,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,pescadores,1,Politica,220,Política,19,Porto Seguro,11,Salinas,1,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: A história das mulheres que contribuíram com a Independência da Bahia
A história das mulheres que contribuíram com a Independência da Bahia
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/07/02003705/Mulheres-Dois-de-Julho.jpg
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/07/a-historia-das-mulheres-que.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/07/a-historia-das-mulheres-que.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy