$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Junho Lilás ressalta importância do teste do pezinho




Um dos procedimentos mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos é o teste do pezinho. Para reforçar a importância do exame, é realizada a campanha Junho Lilás, em referência ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado no próximo domingo (6). O teste pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A coleta é feita no calcanhar e, com apenas algumas gotinhas, é possível diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, a exemplo da fibrose cística, anemia falciforme e hipotireoidismo congênito, que são assintomáticas e podem afetar gravemente a saúde da criança ou até mesmo levar ao óbito.

Por conta da pandemia de Covid-19, a orientação é de que o teste seja feito no momento da alta da maternidade – seja ela 24h, 48h ou 72h. Os recém-nascidos que ficarem internados na maternidade/hospital também devem colher, de preferência do 3º ao 5º dia de nascido.

De acordo com a técnica da Saúde da Criança, Renata Lago, o ideal é que a coleta seja feita mesmo se a alta ocorrer antes deste tempo. Se o procedimento não for realizado na maternidade, o bebê deve ser levado a um dos postos de saúde.

“A família é orientada, desde o pré-natal, quanto à importância da realização do teste do pezinho, com todas as informações referentes ao procedimento do exame, doenças triadas, onde e como fazer na rede de assistência à saúde de Salvador. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, porém quanto mais cedo realizarmos a coleta mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados”, destaca.

Números – Desde 1992, é obrigatória e gratuita a realização do teste do pezinho em todo território nacional. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2021, foram realizados mais de 27 mil procedimentos do tipo. Já este ano, até o mês de fevereiro, cerca de 4 mil testes foram efetuados.



from Ebahia News https://ift.tt/3z8gMCK


COMMENTS

Nome

Abril,15,ALBA,4,ar,1,Assembleia de Carinho,4,Bahia,181,Brasil,216,Brasilia,2,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,404,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mar Grande,1,marisqueiras,1,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,pescadores,1,Politica,220,Política,19,Porto Seguro,11,Salinas,1,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: Junho Lilás ressalta importância do teste do pezinho
Junho Lilás ressalta importância do teste do pezinho
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/UBS_IAPI_foto-Valter-Pontes_SECOM33.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-WwF4FItIVio/YL4uqBiwXcI/AAAAAAAAyqs/IKPnLrzJvfQbS5Q8JOp6upQ9wadHMw1tgCLcBGAsYHQ/s72-c/UBS_IAPI_foto-Valter-Pontes_SECOM33.jpg
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/06/junho-lilas-ressalta-importancia-do.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/06/junho-lilas-ressalta-importancia-do.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy