$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Comércio informal no Centro Histórico passa por capacitação e reordenamento

 


A alta estação se aproxima e, consequentemente, a capital baiana receberá grande fluxo de turistas vindos de diversos países. Para vendedores e ambulantes que atuam em pontos turísticos da cidade, nem sempre é tarefa fácil se comunicar com os visitantes estrangeiros por meio da língua mais falada do mundo, o inglês. “Lido muito com gringo e às vezes tenho dificuldade para falar com eles. Meu conhecimento no idioma é pouquíssimo”, revela o pintor tribal Leandro Paranhos, 36 anos, que há oito atua no Pelourinho.

 

O artista estava na turma de alunos que participaram, nesta segunda-feira (10), da abertura do curso de inglês gratuito promovido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A atividade ocorre na Federação Espírita do Estado da Bahia (Feeb), localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, e a capacitação faz parte das ações do órgão para o reordenamento do comércio informal no Centro Histórico. O curso acontecerá na Feeb até dezembro, com aulas sempre às segundas-feiras, das 8h às 10h. Os interessados podem ir ao local para efetuar a inscrição.

 

A ideia é estimular profissionais que atuam no segmento turístico na região a desenvolverem habilidades com a língua inglesa, garantindo, portanto, boa prestação de atendimento e serviços. “Com o processo de requalificação dos espaços públicos que a Prefeitura vem desenvolvendo, principalmente os que têm uma demanda maior de turistas, nada mais importante também qualificar os comerciantes informais que trabalham nesses locais”, acrescenta o titular da Semop, Marcus Passos, que marcou presença na aula inaugural.

 

As aulas são ministradas pela professora em Letras Vernáculas com Inglês e mestre em Educação, Maria Lina Garrido. Os participantes, através de uma metodologia instrumental para grupos de prestadores de serviços de turismo, terão noções básicas de saudações, números, expressões e conteúdos usados no dia a dia.

 

Paranhos mesmo se entusiasmou ao saber que poderia se identificar como “designer” ou “painter” a clientes que falam inglês. Ele realiza pinturas no formato tribal em partes do corpo, como braço, perna, costas e tronco, pelo valor de R$ 5. A baiana de receptivo Cristiane Alves, 38 anos, disse que, apesar de não manjar no inglês, consegue se comunicar com o básico.  “Há sempre um ‘welcome to Salvador. What’s your name?’. Achei a aula excelente. A professora tem um conhecimento muito bom e dá para aprender rápido. Muitas coisas que não lembrava, reaprendi”, ressalta ela.

 

Reordenamento - Além do curso de iniciação em inglês, a Semop, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai realizar uma grande ação de reordenamento da atividade informal no Centro Histórico de Salvador. A ação consiste em três etapas: capacitação dos cerca de 300 ambulantes que atuam no local, recadastramento desses profissionais e padronização da vestimenta.

 

No próximo dia 18, será feita a apresentação do projeto de reordenamento aos vendedores ambulantes, trançadeiras e baianas. O evento será realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal, ao lado do Elevador Lacerda. A capacitação dos profissionais será feita através de palestras, que serão ministradas pelo Sebrae a partir de 1º de outubro, e estará voltada para o cuidado com a imagem pessoal, tendo em vista uma melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas. A participação nos cursos será condição necessária para o recadastramento de quem já atua no Centro Histórico, nas áreas das praças Cairu, Municipal e da Sé, bem como no Terreiro e Largo de São Francisco, além do Largo do Pelourinho.

 

A terceira e última etapa se dará com a distribuição pela Semop de novos fardamentos aos ambulantes devidamente recadastrados, que terão um número de identificação vinculado à sua licença. A vestimenta também terá cores variadas para identificar a área em que cada um atua. No caso dos artistas de rua, como as trançadeiras e pintores tribais, será desenvolvido um avental específico para facilitar a atuação dos mesmos no manuseio dos cabelos e na pintura dos clientes.

 

“No ano passado, iniciamos o debate deste projeto de reordenamento da atividade informal nesta área turística tão visitada em nossa cidade. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos soteropolitanos e turistas, para que a experiência de visitar o Centro Histórico seja a melhor possível”, explica Passos.

COMMENTS

Nome

Abril,15,ALBA,4,ar,1,Assembleia de Carinho,4,Bahia,181,Brasil,216,Brasilia,2,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,404,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mar Grande,1,marisqueiras,1,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,pescadores,1,Politica,220,Política,19,Porto Seguro,11,Salinas,1,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: Comércio informal no Centro Histórico passa por capacitação e reordenamento
Comércio informal no Centro Histórico passa por capacitação e reordenamento
http://www.ordempublica.salvador.ba.gov.br/images/10_09_2018_Curso-Ingles-Grupos-Pelourinho_SEMOP_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-13.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-WzgaopL1eZY/YMeOKwQ7AaI/AAAAAAAAyx8/jo2TwsNeweQLwg0f6qEVvxOEdq32CnReQCLcBGAsYHQ/s72-c/image.png
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/06/comercio-informal-no-centro-historico.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/06/comercio-informal-no-centro-historico.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy