$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Ato simbólico e programação virtual marcarão 2 de Julho este ano

Pira do Fogo Simbólic será acendida por dois profissionais de saúde; prefeitura também divulgou a programação virtual
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

Pelo segundo ano seguido, a Independência da Bahia, na próxima sexta-feira (2), será celebrada em um ato simbólico. Em função da pandemia, o 2 de Julho não terá nem desfile cívico nem apresentação de grupos folclóricos ou culturais. A programação especial para a data foi divulgada nesta segunda-feira (28), pela prefeitura de Salvador. O ato que marcará o 198º aniversário de Independência da Bahia acontecerá no Largo da Lapinha e será restrito a autoridades e a imprensa.

Às 8h, haverá o hasteamento das bandeiras com as presenças do governador Rui Costa, do prefeito Bruno Reis, do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Pira do Fogo Simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais de saúde, em um gesto que, segundo a prefeitura, representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia.

“ Por mais que tenhamos avançado na vacinação, ainda é fundamental evitarmos aglomeração e manter todos os cuidados”, justificou o prefeito. Durante a cerimônia, as estátuas do Caboclo e da Cabocla estarão posicionados do lado de fora do Pavilhão 2 de Julho, vestidos pelo artista plástico João Marcelo,de “Verde Esperança”.

Programação virtual

No ambiente virtual, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promoverá uma programação de eventos que começam As atividades começam na quinta (1º) – às 9h, com o lançamento da campanha #Meu02Julho, através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial) – e prosseguem até a segunda-feira (5). Uma série de vídeos retratarão as memórias marcantes de personalidades da cidade sobre o cortejo. O público também pode participar com seu vídeo através do site culturafgm.salvador.ba.gov.br.

Sempre às 9h será exibido o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” no projeto #ConexãoFGM. Dirigido por Yuri Rosat, o curta será exibido no canal da FGM no YouTube. Trata da importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural dos baianos. Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de Julho” trará ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM.

IGHB

No mesmo período, às 10h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) lançará em suas redes sociais (Facebook e Instagram) a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”. A mostra traz curiosidades sobre as principais personalidades envolvidas nesse marco histórico. Em seu canal do YouTube, o IGHB ainda apresenta, entre os dias 1º a 5 de julho, às 16h, a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira.

Para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 1º, 3 e 5 de julho, às 14h. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos quartéis e ruas de Salvador.

Na sexta-feira (2), o destaque será o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Dez grupos se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores. Para fechar as comemorações, na segunda-feira (5), às 18h30, será realizada mais uma edição do projeto “Patrimônio É…”, com o tema “2 de Julho e Territórios Virtuais de Memórias”. São presenças confirmadas a desenvolvedora do aplicativo 2 de Julho GO, Jamile Coelho; a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita; e a professora Kerollen Hagnyss.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/3qB1EKl


COMMENTS

Nome

Abril,15,ALBA,4,ar,1,Assembleia de Carinho,4,Bahia,181,Brasil,216,Brasilia,2,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,404,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mar Grande,1,marisqueiras,1,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,pescadores,1,Politica,220,Política,19,Porto Seguro,11,Salinas,1,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: Ato simbólico e programação virtual marcarão 2 de Julho este ano
Ato simbólico e programação virtual marcarão 2 de Julho este ano
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/06/28131621/2-de-Julho_foto-Bruno_Concha_SECOM61.png
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/06/ato-simbolico-e-programacao-virtual.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/06/ato-simbolico-e-programacao-virtual.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy