"O produto da compra deve vir para o PNI, para ser distribuído para todo o Brasil", afirmou o ministro

from Ebahia News https://ift.tt/3bNH5ok

Redação
Foto: Divulgação / Sputnik V
O ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse, durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, que toda as vacinas negociadas por estados e municípios deverão ser entregues ao Governo Federal para integrarem o Programa Nacional de Imunização (PNI).
A fala do ministro vai de encontro ao anúncio feito pelo governador Rui Costa (PT), que celebrou o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V com o Fundo Soberano Russo.
“Os estados e municípios podem comprar a vacina? Sim. E o produto da compra deve vir para o PNI, para ser distribuído para todo o Brasil. Não deverá haver estados vacinando antes de outros estados. Nós somos um só país. Não haverá essa divisão entre norte, sul, leste ou oeste; ricos e pobres. Essa é a posição do Ministério da Saúde, do SUS. Essa é a posição de todos os governadores que trataram conosco, quase a totalidade. Então nós temos que tomar cuidado com as propostas e as decisões paralelas”, afirmou Pazuello.
O ministro deu como exemplo a negociação que garantiu ao Consórcio do Nordeste a aquisição de 37 milhões de doses do imunizante.
“Não podíamos perder a compra de 37 milhões. Por isso, nós trabalhamos sábado e fechamos com o Consórcio. O Consórcio termina a contratação, envia os contratos, o Ministério fecha um novo contrato, assumindo o pagamento, o recebimento e a distribuição das doses pelo PNI. Isso foi unanimidade entre todos os governadores do Consórcio, sem exceção”, disse.
from Ebahia News https://ift.tt/3bNH5ok
COMMENTS