$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Nova Lei Cambial vai aquecer comércio exterior, afirma relator Otto Alencar Filho PSD-BA

Para o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), o projeto vai tornar o mercado de câmbio mais acessível. Destaques serão votados nesta terça-feira (9)

Dep. Otto Alencar Filho (PSD - BA). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Entre os temas que constam na pauta de votação da Câmara dos Deputados desta terça-feira (9) está a análise dos destaques apresentados ao Marco Legal do Mercado de Câmbio (PL 5.387/19). O projeto começou a ser votado em dezembro, mas os partidos fecharam um acordo para que a votação dos destaques ficasse para 2021.

De acordo com o relator do texto, deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), a votação deve ser finalizada nesta terça-feira. “Há um empenho muito grande para que esse novo Marco Legal passe a vigorar logo e contribua com a retomada econômica que tanto almejamos”, avaliou, em entrevista à Arko Advice.


O projeto permite, por exemplo, que bancos usem no exterior o dinheiro captado no Brasil, seja em investimentos, financiamentos ou empréstimos. Além disso, o texto vai autorizar que brasileiros tenham contas bancárias em moeda estrangeira e que contas em Real sejam mantidas no exterior, ponto que causou divergência com os partidos da oposição.


Com a tramitação na Câmara chegando ao fim, a matéria será remetida ao Senado, que ainda precisa analisar o texto.

“A atualização jurídica é urgente e fundamental. Precisamos de uma lei enxuta, clara e resolutiva. Não podemos regular o mercado cambial de hoje com referências obsoletas, desse modo impedimos o avanço do setor”, defende o relator.
Confira a entrevista completa:

Qual a importância desse projeto, como um todo?

A grande tônica da proposta é desburocratizar e tornar mais acessível o mercado de câmbio. A legislação que regula o mercado cambial hoje é ultrapassada e distante da realidade. Existem mais de 40 dispositivos legais, editados desde 1920, que apresentam comandos dispersos regulando esse mercado dinâmico.

A atualização jurídica é urgente e fundamental. Precisamos de uma lei enxuta, clara e resolutiva. Não podemos regular o mercado cambial de hoje com referências obsoletas, desse modo impedimos o avanço do setor. Por isso fizemos a revisão de toda essa legislação fragmentada e complexa e a consolidamos numa lei única.

Com a modernização, vamos possibilitar o avanço econômico, vamos tornar o mercado cambial mais democrático e eficiente. Não só o pequeno empresário terá espaço e vez, mas o mercado também será aberto ao pequeno empreendedor.

O novo Marco Legal do Mercado de Câmbio será capaz de beneficiar o comércio exterior, as atividades de exportação e importação, bem como bancos, instituições financeiras, corretoras de valores, fintechs, hotéis, empresas de turismo e gastronomia, entre outros, e gerar muitos empregos e renda.

A possível retirada dos dispositivos destacados pela oposição pode prejudicar o projeto? Como?

Acredito que faremos valer o diálogo e o bom senso. Não tenho dúvida que entregaremos à sociedade uma legislação clara e capaz de regular o mercado de câmbio de maneira assertiva, levando em consideração os avanços tecnológicos, a realidade que a gente vive hoje. É necessário abrir o mercado de câmbio, facilitar as operações, visando atrair mais investidores e promover o desenvolvimento socioeconômico do nosso Brasil.

Qual a perspectiva de votação? Já há consenso?

A votação está prevista para esta terça-feira (9) e tudo indica que não será adiada. Essa pauta é muito importante e necessária para o crescimento do nosso país. Há um empenho muito grande para que esse novo Marco Legal passe a vigorar logo e contribua com a retomada econômica que tanto almejamos.

Em dezembro do ano passado aprovamos o texto-base e nesta terça serão apreciados os destaques. Quando aprovamos o texto-base ficou acordado que a votação dos destaques seria logo no início do ano legislativo. Creio que nesta terça-feira (09) venceremos essa pauta e a matéria será encaminhada para apreciação no Senado.

Republicado por Elizeu Rosa
Fonte: obrasilianista.com.br


from Ebahia News https://ift.tt/3tOJFRX


COMMENTS

Nome

Abril,12,ALBA,2,ar,1,Assembleia de Carinho,2,Bahia,179,Brasil,216,Brasilia,1,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,401,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,Politica,219,Política,19,Porto Seguro,11,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: Nova Lei Cambial vai aquecer comércio exterior, afirma relator Otto Alencar Filho PSD-BA
Nova Lei Cambial vai aquecer comércio exterior, afirma relator Otto Alencar Filho PSD-BA
https://obrasilianista.com.br/wp-content/uploads/2021/02/img20190221103610713-681x454.jpg
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/02/nova-lei-cambial-vai-aquecer-comercio.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2021/02/nova-lei-cambial-vai-aquecer-comercio.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy