A compra sem licitação de bens, serviços e insumos de saúde foi autorizada pela Lei 13.979/2020, sancionada no início de março.
A compra sem licitação de bens, serviços e insumos de saúde foi autorizada pela Lei 13.979/2020, sancionada no início de março.
A Prefeitura de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, já gastou quase R$ 1 milhão em compras sem licitação para o combate à pandemia do novo coronavírus no município. A dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública foi autorizada pela Lei 13.979/2020.
Segundo dados do portal da Transparência do município, a maior parte dos recursos foi destinada à aquisição de materiais médicos hospitalares, para os quais a prefeitura de Simões Filho destinou R$ 964.461,16 mil Reais.
As aquisições foram realizadas junto a empresa TOP VIDA ( Distribuidora Hospitalar ), localizada em Salvador. Os materiais hospitalares adquiridos são luvas, aventais e máscaras.
Números ocultos
O que chama atenção neste contrato, além do valor pago, é a falta de informações detalhadas no contrato. Não há dados sobre os números de luvas, aventais e máscaras compradas. A reportagem do Fala Simões Filho entrou em contato com a empresa TOP VIDA, que prometeu enviar dados mais detalhados sobre o contrato, mas, até o fechamento desta matéria, os esclarecimentos não foram encaminhados.
Minutos depois, o site mandou mensagens para a secretária de saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro. A gestora disse que os dados serão publicadas no portal do TCM, mas não soube sinalizar a data.
Máscaras ocultas
Na tarde de terça-feira, 22, após ter entrado em contato com a secretária de saúde de Simões Filho,Iridan Brasileiro, a reportagem do Fala Simões Filho conversou com alguns funcionários da pasta. Em anonimato, alguns colaboradores da gestão contaram que está faltando máscaras nas unidades de saúde. ” Não sei para onde foram essas máscaras, pois estamos trabalhando sem a devida proteção, ou temos de comprar por conta própria”.
fonte: O Fala
from Ebahia News https://ift.tt/2CWhUkF
COMMENTS