$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Com mensagem de esperança, série brasileira desvela mitos da saúde mental no Discovery

A atriz Claudia Lira é um dos depoentes da série 
Com quatro meses da pandemia no Brasil, muito se fala em saúde mental e nos gatilhos que o isolamento social e o contato com a morte podem despertar nas pessoas. Estes assuntos, no entanto, ainda são tabu para boa parte da sociedade, e o senso comum segue carregado de mitos e preconceitos. Motivado não apenas pontualmente por esta realidade provocada pela disseminação da Covid-19, mas tendo percebido há anos uma lacuna no entendimento a respeito dos transtornos mentais, o diretor carioca Anderson Corrêa lança, no dia 12 de agosto, às 23h35, no Discovery Channel, a série documental “Linha Tênue”. 

“A história começou em 2014 e eu fui filmar em 2018 e 2019. Porque a gente faz o Big Brother, eu fiz em 2018, e quando saí veio o recurso para eu filmar. Eu tinha a opção de ficar na Globo ou de filmar meu documentário, que é meu roteiro, minha história e minha criação. Aí eu optei por contar minha história e a gente foi filmar em 2018 e 2019, editamos tudo em 2019 e agora o Discovery está lançando”, explica Anderson, sobre o longo caminho até a conclusão do projeto, que está sendo traduzido para o espanhol e será exibido, além do Brasil, também para toda América Latina.

“O que me motivou foi que eu vi a necessidade do ser humano, enquanto um todo, saber mais e entender mais da questão dos transtornos, das doenças mentais mais abrangentes no mundo e que estão entre nós. A depressão, síndrome do pânico, o TOC, as pessoas que acabam tendo esse tipo de transtorno e acabam fugindo da realidade, uma compulsão sexual, os transtornos alimentares…”, conta o diretor, destacando, no entanto, que a ideia não é ser mais uma produção fria e técnica, mas sim uma obra de fácil assimilação, mesclando relatos de personagens e explicações de especialistas com linguagem acessível. 

“É um documentário que leva a informação para todo tipo de pessoa, da classe A, B ou C. Tanto um jovem de 17 anos bem humilde vai entender do que se fala, como uma pessoa expert, de 60 anos, de uma classe social alta e que teve estudo. O ‘Linha Tênue’ vai abranger a humanidade, vai chegar na casa de todo mundo e é de fácil entendimento”, afirma o diretor, lembrando que o conteúdo é voltado não só para quem convive com um transtorno mental, mas também para familiares e amigos destas pessoas e ainda para quem tem curiosidade sobre o tema. “Vendo que não tinha material viável que chegasse ao público em geral, para todo mundo entender, eu falei: ‘falta isso!’. A humanidade é carente de informação. Eu pensei que estava faltando o acolhimento, porque muitas vezes você não tem depressão, mas a sua mãe tem e você entra no mesmo estado dela. Uma pessoa com a mãe deprimida, num estado gravíssimo, a família fica abalada. Uma pessoa que tem uma filha com anorexia em casa, a família fica abalada vendo ela se degradar”, argumenta.



Anderson Corrêa idealizou o projeto em 2014, começou a filmar em 2018 e concluiu em 2019 
Outro ponto destacado pelo diretor foi a necessidade de desmontar os mitos em torno dos transtornos psicológicos, muitas vezes associados à fraqueza ou à futilidade de uma classe social privilegiada. “Queremos desmistificar [a visão de] que nessa questão de depressão a pessoa não quer nada com a vida e está dizendo que está deprimida, porque se tivesse uma roupa pra lavar ela não estaria daquele jeito. Não! A depressão mata, é uma doença insidiosa, que leva a pessoa ao fundo do poço até chegar ao suicídio”, alerta o diretor. Para exemplificar a gravidade dos problemas da mente e destacar a importância de tratá-los com seriedade e com auxílio de profissionais, ele lembrou uma fala da psiquiatra Alexandrina Maleiro no documentário: “A pessoa sai para o trabalho calada, dá tchau para o seu familiar com sorriso no rosto, vai trabalhar, faz as suas atividades e ao voltar pra casa sobe no último andar e se joga de um prédio”. 

Em dez episódios, com a participação de especialistas e personagens - famosos e anônimos-, “Linha Tênue” descortina os meandros da depressão, transtorno alimentar, dependência química, compulsão sexual, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno delirante, transtorno de personalidade, do hábito, do humor e de ansiedade. Para auxiliar o trabalho de Anderson, que assina criação, roteiro e direção da série, a psicóloga Maria Zilda, psicanalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a responsável pela supervisão de conteúdo.

Dentre os depoentes que aceitaram o desafio de contar suas histórias, de maneira voluntária, estão a atriz Claudia Lira, que relata sua luta contra a compulsão alimentar, percebida aos 14 anos, quando vivia na Argentina; e o músico Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, que narrou seu caso de dependência química e a experiência de quase morte. Tendo vencido o vício em cocaína e álcool, ele hoje está longe das drogas e ministra palestras para dividir com as outras pessoas sua história de superação.



Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, relata sua luta e a vitória contra a dependência química

O primeiro episódio da série, no entanto, traz o caso da modelo Núbia Oliver, que até hoje trata um quadro severo de depressão. “Não tenho depressão ocasional e, sim, um cérebro que é doente, que preciso acompanhar com médico e sem burlar os medicamentos”, explica Núbia, que além do acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, alia exercício físico, meditação e busca autoconhecimento para aliviar os sintomas.

Apesar dos corajosos relatos colhidos na série, Anderson Corrêa revela que foi trabalhoso encontrar pessoas dispostas a falar publicamente sobre questões tão delicadas. “Os médicos e profissionais foram mais fáceis, difícil foi o depoente que se propôs a contar, a abrir a história de sua vida. Mas esses depoentes estavam na mesma vibe que a minha, eles falaram: ‘não, se é para ajudar o outro e desmistificar os preconceitos, eu quero participar’”, conta o diretor. “Agora, eu tive pessoas com resistência, tive artistas que não quiseram; tive políticos que chamei e não quiseram; empresários conhecidos que sofrem deste mal até hoje; cantor de pagode famosíssimo que a gente falou, ele disse que ia fazer e depois que não ia fazer mais; jogador de futebol que está no alcoolismo... Tudo isso foi falado, mas eles falavam que sim, mas depois tinha aquela resistência”, lembra.

No fim de tudo, entre o que se fala e o que se cala, a série “Linha Tênue” pretende superar tabus e apontar para um horizonte de esperança. “Meu objetivo é que dê um colo, um acolhimento para as pessoas que vivem isso, não só as vítimas, mas as famílias. Quero mostrar que há superação e que bonito é você não esconder a sua doença e sim você falar, dividir, compartilhar, para tratar”, explica Corrêa.

fonte: Bahia Notícias


from Ebahia News https://ift.tt/32TGg9u


COMMENTS

Nome

Abril,15,ALBA,4,ar,1,Assembleia de Carinho,4,Bahia,181,Brasil,216,Brasilia,2,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,404,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mar Grande,1,marisqueiras,1,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,pescadores,1,Politica,220,Política,19,Porto Seguro,11,Salinas,1,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: Com mensagem de esperança, série brasileira desvela mitos da saúde mental no Discovery
Com mensagem de esperança, série brasileira desvela mitos da saúde mental no Discovery
https://www.bahianoticias.com.br/fotos/entretenimento_noticias/38240/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg?checksum=1595599842
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2020/07/com-mensagem-de-esperanca-serie.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2020/07/com-mensagem-de-esperanca-serie.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy