O colunista da Veja, Ricardo Noblat, compartilhou uma charge na qual o chefe do Executivo aparece junto com uma suástica nazista
Redação
O governo Jair Bolsonaro solicitou a investigação do jornalista Ricardo Noblat, da revista Veja, após a publicação de uma charge sobre o chefe do Executivo federal. Na arte, o presidente aparece junto com uma suástica, símbolo do nazismo.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o governo enquadrou Noblat na Lei de Segurança Nacional, criada na ditadura militar e acionada no passado para perseguir políticos e incriminar ocupações de sem-terra.
“Solicitei à Polícia Federal e à PGR (Procuradoria-Geral da República) abertura de inquérito para investigar publicação reproduzida no Twitter Blog do Noblat, com alusão da suástica nazista ao presidente Jair Bolsonaro. O pedido de investigação leva em conta a lei que trata dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, em especial seu art. 26”, escreveu o ministro da Justiça, André Mendonça.
Caiu na Rede!
O dispositivo trata de calúnia ou difamação ao presidente da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Supremo Tribunal Federal. O crime é punido com até quatro anos de reclusão.
A Secretaria de Comunicação acusou o jornalista de falsa imputação de crime – neste caso, de nazismo.
À Folha de S.Paulo, o jornalista Ricardo Noblat disse que não é a primeira vez que Bolsonaro o processa, e perdeu em todas as vezes.
“Não creio que a Lei de Segurança Nacional exista para impedir a livre manifestação de pensamento. Por sinal, ela é uma excrecência que não foi removida mesmo com a redemocratização”, afirmou.
from Ebahia News https://ift.tt/30ITS6a
COMMENTS