Para Jerônimo Rodrigues, manter as inscrições e a realização das provas é uma decisão autoritária e equivocada do MEC

Foto: Rodrigo Aguiar / bahia.ba
O secretário de Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, defende que o Ministério da Educação (MEC) adie a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O motivo é a pandemia do novo coronavírus, que tem dificultado o aprendizado dos estudantes devido à suspensão das aulas.
“Realizar o Enem em ano de pandemia é um erro grave do MEC. É desconsiderar a realidade social da maioria dos estudantes. A SEC está disponibilizando conteúdos, mas a situação é mais difícil para aqueles que moram em áreas remotas, na zona rural, nos quilombos, nos distritos e até mesmo nas periferias dos municípios, por não terem acesso à internet”, avaliou o secretário.
Para Rodrigues, manter as inscrições até 22 de maio, e a realização das provas em novembro, é uma decisão autoritária e equivocada do MEC. Em nota enviada à imprensa, a secretaria informou que já enviou ofício ao MEC e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, solicitando adiamento do Enem para 2021.
Apesar da iniciativa, Rodrigues afirmou que a obrigação da pasta é assegurar que os estudantes baianos estejam inscritos no Enem. Para isso, as escolas foram orientadas a dar suportes aos estudantes que não têm acesso a computadores e à internet. Um guia com orientações sanitárias e logísticas foi elaborado para as escolas.
from Ebahia News https://ift.tt/3bBonwY
COMMENTS