$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DISCUTE MEDIDAS PARA DIMINUIR EFEITOS NEGATIVOS DE TRAGÉDIA AMBIENTAL

SandraTravassos/AgênciaALBA

O Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), os representantes do Comando Unificado de Incidentes para debater a situação do litoral nordestino atingido pelo derramamento de óleo. O grupo coordenado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos da Silva, é responsável por articular e realizar as medidas de prevenção e combate aos danos ambientais, sociais e econômicos na Bahia provocados pela tragédia que assola o Nordeste desde o dia 30 de agosto. 

O presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), destacou que Assembleia não poupará esforços para mitigar os efeitos deste desastre. “Nós nos incorporamos ao grupo de forma efetiva e estamos criando uma série de ações para contribuir com o trabalho em andamento. A primeira coisa que vamos fazer é provocar o grupo nacional para ver quais ações estão sendo empreendidas pelo Governo Federal para ajudar na solução desta tragédia”

Durante a reunião, os deputados foram informados de que 237 toneladas de óleo foram coletadas pelos bombeiros, agentes do serviço público e voluntários nas praias baianas até a manhã desta quarta-feira. “No Nordeste já foram mais de mil toneladas. A Bahia teve, nestes 53 dias, 15 municípios atingidos pelo óleo”, afirmou a diretora diretora geral do Inema, Márcia Telles.

Entre os principais problemas narrados pela equipe de contenção é que não há informações precisas sobre a origem primária do vazamento e nem da quantidade de óleo derramado. “É preciso que o Governo Federal, responsável por estas investigações através da Marinha e outros setores, nos dê esta informação com precisão”, afirmou a deputada Fabíola Mansur (PSB), presidente da Comissão de Serviços Públicos que propôs a reunião.

Os técnicos do Governo do Estado afirmam que o dialogo com os representantes da União está travado e não há informações sobre as medidas que devem ser adotadas para minimizar os efeitos e combater o avanço do óleo sobre os mangues, estuários e corais da Bahia. 

“Estamos empreendendo esforços para recolher o óleo que chega nas praias, mas esta é apenas uma etapa de tudo que precisamos fazer. É fundamental que descubramos de onde vem e quanto ainda vem e quais as direções para que possamos prevenir”, afirmou a deputada do PSB.
Além das questões ambientais, os deputados estão estudando medidas para diminuir o impacto econômico do desastre ambiental em dois segmentos prioritários. O primeiro está no escopo dos pescadores e marisqueiros que estão com as atividades comprometidas, tanto no trabalho quanto no comércio. O segundo setor é o Turismo, que já sofre os efeitos provocados pela tragédia neste início de alta estação. 

“Os prejuízos sociais e econômicos são incalculáveis no momento e sem a informação de quanto ainda tem por vir e de como vamos evitar que chegue ainda mais é preciso que a gente articule todos setores governamentais e privados para auxiliar na recuperação e sobrevivência das pessoas que dependem destas atividades”, ressaltou Nelson Leal.

AÇÕES

Na próxima quarta-feira (30) os deputados visitarão o Projeto Tamar em Praia do Forte para, em conjunto com os técnicos do projeto, identificar as ações que devem ser realizadas. Em paralelo, a Assembleia vai fomentar através de um chamamento aos servidores e população em geral para que mais pessoas se engajem voluntariamente na coleta dos resíduos nas praias.

Os técnicos do Comando Unificado vão preparar um documento com questões fundamentais que precisam ser respondidas pelos setores do Governo Federal para que os deputados estaduais encaminhem e articulem politicamente as medidas. Uma reunião entre os deputados estaduais, federais e três senadores será realizada para que uma comissão represente-os junto ao grupo de trabalho das instâncias federais.

Além do presidente Nelson Leal (PP) e da deputada Fabíola Mansur (PSB), participaram os deputados Jurandy Oliveira (PP), Rosemberg Pinto (PT), Maria del Carmem (PT), Marcelino Galo (PT), Dal (PP), Olívia Santana (PC do B), Fátima Nunes (PT), Eduardo Salles (PP), Niltinho (PP) e Zé Coca (PP).


from Ebahia News https://ift.tt/2WdtGN0


COMMENTS

Nome

Abril,11,ar,1,Bahia,174,Brasil,214,Brasilia,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,400,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,Politica,219,Política,19,Porto Seguro,11,Salvador,66,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DISCUTE MEDIDAS PARA DIMINUIR EFEITOS NEGATIVOS DE TRAGÉDIA AMBIENTAL
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DISCUTE MEDIDAS PARA DIMINUIR EFEITOS NEGATIVOS DE TRAGÉDIA AMBIENTAL
http://www.al.ba.gov.br/fserver/:imagensAlbanet:imgNoticia:40619-901467-2019-10-23-23-25-18.jpg
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2019/10/presidente-da-assembleia-discute.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2019/10/presidente-da-assembleia-discute.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy