$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

NELSON LEAL PRESTIGIA COMEMORAÇÕES DOS 410 ANOS DO MP

JulianaAndrade/AgênciaALBA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal (PP), foi homenageado durante as comemorações do aniversário de 410 anos do Ministério Público. Fundado em 1609, o órgão tem origem que remete à instalação do Tribunal da Relação da Bahia, na Salvador colonial. O ato comemorativo ocorreu no auditório do MP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A mesa da concorrida cerimônia foi preenchida pela procuradora geral de Justiça da Bahia, Ediene Santos Lousado; o governador Rui Costa; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP); o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto; os senadores Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD); a deputada federal Lídice da Mata (PSB); o presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior; o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Marcus Presídio; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça dos Estados e da União, Paulo Cezar Passos; o corregedor geral do MP-BA, Zuval Gonçalves Ferreira; o presidente da Associação Nacional de Membros do MP (Conamp), Victor Hugo Palmeira de Azevedo Neto; e o defensor público geral do estado da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.

Ao chegar para a cerimônia, o presidente Nelson Leal falou sobre a alegria de receber a medalha comemorativa dos 410 anos de fundação do MP. “Estou muito feliz em poder estar neste evento, e mais feliz ainda por ser homenageado por uma instituição que considero grande exemplo para o Brasil. Um MP vigilante, que sempre está procurando defender os interesses da nossa sociedade”, elogiou. O chefe do Legislativo baiano também falou sobre a chegada do órgão ministerial à Bahia. “Aqui temos o Tribunal de Justiça mais antigo das Américas. Para o tribunal funcionar, é necessário que tenha o MP. E temos também o MP mais antigo das Américas. Sempre foram instituições que caminharam com muita seriedade, prestando bom serviço à sociedade baiana”, apontou. Quem também esteve na festa foram os deputados Marcelo Veiga (PSB), Eduardo Salles (PP), Rosemberg Pinto (PT), Robinson Almeida (PT), Fabíola Mansur (PSB) e Fátima Nunes (PT).

Durante a solenidade, dezenas de medalhas comemorativas dos 410 anos foram conferidas a diversas autoridades, além dos membros integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do MP baiano. A abertura do evento ficou por conta da Orquestra dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

Primeira mulher a ascender ao cargo de procuradora geral de Justiça do MP baiano, Ediene Lousado destacou a história do “guardião das leis” e defendeu a renovação do compromisso da entidade com a sociedade. “A palavra ministério deriva do latim 'ministerium' e indica ofício ou incumbência. Já a expressão 'público' diz respeito àquilo que toca à coletividade. Assim, resta a conclusão de que a expressão Ministério Público nada mais significa que ofício desempenhado em prol da coletividade, da sociedade como um todo. Chegado o terceiro milênio e em plena comemoração dos 410 anos de atividades do MP no nosso país, apresenta-se oportuno renovar esse compromisso do MP com a intransigente defesa de uma sociedade livre, justa, igualitária. Esse papel de promotor da igualdade, da liberdade, da dignidade humana avulta, ganha cores mais vivas nos atuais tempos sombrios”, narrou.

A solenidade de comemoração transcorria normalmente até o mestre de cerimônias convidar o governador Rui Costa para sancionar a lei que altera o quadro geral do MP-BA. O gesto surpreendeu o público presente, que aplaudiu a assinatura do chefe do Executivo. Aprovado na ALBA no último dia 18, o texto tramitou sob o número 23.451/19 e transforma 25 cargos de promotor de Justiça substituto em 280 cargos em comissão de assessor técnico-jurídico de promotoria, sob o símbolo CMP-2. Além disso, também cria 120 cargos em comissão para a mesma função de assessoria.

Em seu discurso, o governador Rui Costa parabenizou o MP baiano pela festa comemorativa e destacou o papel do órgão ministerial na manutenção da democracia. “A democracia só é forte quando tem instituições fortes, sólidas, históricas. Essa história de 410 anos carrega valores, portanto, temos que honrar o papel e a história. Não se faz democracia com instituições fracas e que não cumpram a essência da sua função”, afirmou.

Ediene Lousado também dirigiu agradecimentos ao chefe da ALBA pela parceria institucional nutrida nos últimos anos. “Agradeço muito, deputado, por todo o apoio que tem dado à nossa instituição com os nossos projetos que tramitam naquela Casa”, disse.




from Ebahia News https://ift.tt/2n1Raad


COMMENTS

Nome

Abril,15,ALBA,4,ar,1,Assembleia de Carinho,4,Bahia,181,Brasil,216,Brasilia,2,Carnaval,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,404,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Lavagem de Itapuã,2,Mar Grande,1,marisqueiras,1,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,pescadores,1,Politica,220,Política,19,Porto Seguro,11,Salinas,1,Salvador,70,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: NELSON LEAL PRESTIGIA COMEMORAÇÕES DOS 410 ANOS DO MP
NELSON LEAL PRESTIGIA COMEMORAÇÕES DOS 410 ANOS DO MP
https://www.al.ba.gov.br/fserver/:imagensAlbanet:imgNoticia:39249-901467-2019-09-26-22-08-55.jpg
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2019/09/nelson-leal-prestigia-comemoracoes-dos.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2019/09/nelson-leal-prestigia-comemoracoes-dos.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy