$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Águia de Haia: Ex-deputado Carlos Ubaldino pede ao STF rejeição de processo no qual é réu

O ex-deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar o processo em que é réu por crimes investigados pela Operação Águia de Haia, deflagrada pela Polícia Federal para apurar desvios de verbas do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) em aproximadamente 20 municípios baianos.

A defesa do pastor ingressou na Corte com um recurso extraordinário contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da operação, tornando-o réu por fraude a licitações. Sua correligionária, a ex-deputada estadual , Ângela Sousa também chegou a ser denunciada pelo MPF. 

O recurso está sob relatoria da ministra Cármen Lúcia e, segundo movimentação processual no sistema do STF, está concluso para encaminhamentos da magistrada. Ubaldino recorreu ao STF depois de ter o pedido para ser retirado do processo negado pelo Superior Tribunal de Justiça. A última negativa da Corte ocorreu no dia 27 de junho, em decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura, que ordenou ainda a extinção de qualquer manifestação em relação ao caso. Antes disso, a Quinta Turma do STJ também indeferiu o recurso.

Águia de Haia
As investigações começaram em 2013, quando MPF e pela Polícia Federal passaram a apurar desvios de recursos da Educação no município de Ruy Barbosa (BA). Nelas, os investigadores descobriram a existência de um esquema de fraude a licitações, desvio de dinheiro público e corrupção de agentes políticos e servidores públicos, mediante pagamento de vantagens patrimoniais indevidas e repartição dos ganhos ilícitos.

A organização criminosa, liderada por Kells Belarmino Mendes e outros, agia em diversos municípios e negociava com as prefeituras um “pacote fechado”. Esse pacote viabilizava as fraudes e incluía as minutas e modelos das peças dos procedimentos licitatórios, montados para permitir que as empresas da organização criminosa fossem as únicas interessadas e, ao final, somente elas fossem as vencedoras. Em seguida, as empresas do grupo criminoso, contratadas a preços superfaturados, eram pagas com recursos da Educação, e os serviços contratados não eram devidamente prestados.

A Justiça Federal chegou a decretar, em maio do ano passado, o bloqueio de R$ 12 milhões em bens de Angela e Ubaldino e outros 10 réus.

Fonte BNEWS


from Ebahia News https://ift.tt/33mst91


COMMENTS

Nome

Abril,11,ar,1,Bahia,174,Brasil,214,Brasilia,1,CEADEB,16,corrupção,14,Cruz das Almas,5,D'jane Silva,8,Destaque,400,Economia,1,Elizeu Rosa,11,Entretenimento,9,Esporte,4,Eunápolis,11,Feira de Santana,16,Goias,1,Ilhéus,19,Itabuna,12,Jequié,51,Lauro de Freitas,7,Mundo,53,Noticias,355,Opinião,1,Politica,219,Política,19,Porto Seguro,11,Salvador,66,Saúde,5,Teixeira de Freitas,15,Vitória da Conquista,26,
ltr
item
Ebrasil news: Águia de Haia: Ex-deputado Carlos Ubaldino pede ao STF rejeição de processo no qual é réu
Águia de Haia: Ex-deputado Carlos Ubaldino pede ao STF rejeição de processo no qual é réu
https://www.bnews.com.br/fotos/bocao_noticias/242601/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg
Ebrasil news
http://www.ebrasilnews.com.br/2019/08/aguia-de-haia-ex-deputado-carlos.html
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/
http://www.ebrasilnews.com.br/2019/08/aguia-de-haia-ex-deputado-carlos.html
true
8318790972957655930
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy